INTRODUÇÃO Há alguns anos, o número de rapazes e moças que subiam ao púlpito para pregar era maior que o de hoje. Na sua simplicidade, falavam do amor de Deus, da Salvação e davam testemunho sob a unção do Espirito Santo. Hoje, parece que a figura do "preletor oficial" inibiu muitos de falarem com ousadia a Palavra de Deus. Parece que há um receio de falar diante de um público que, certamente, é mais intelectualizado que há alguns anos. Jovens pregadores ficam embaraçados e cometem certos deslizes, que poderiam ser evitados. Neste modesto trabalho, vamos dar apenas algumas sugestões, e não um estudo sobre a Homilética (Arte de Falar em Publico). I -O QUE É PREGAR? É a comunicação verbal da Palavra de Deus aos ouvintes. É a transmissão do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo às pessoas que precisam ouvi-lo. II- QUAL A FINALIDADE DA PREGAÇÃO? É persuadir as pessoas a aceitarem a mensagem da Palavra de Deus para sua salvação (descrentes) ou para seu crescimento espiritual (crentes). Diante disso, o pregador precisa saber para quem esta falando: Para crentes ou para descrentes? III- QUE DEVE CONTER A PREGAÇÃO? Três coisas são básicas: 1. OBJETIVIDADE. Refere-se ao alvo a atingir. Se pregamos para descrentes, desejamos que eles entendam que precisam crer em Jesus para ser salvos. Devemos orar muito, antes de pregar, para que o Espirito Santo convença as pessoas do seu pecado. Se isso acontecer, a pregação alcança seu alvo. O centro da pregação deve ser Cristo e não o pregador, como acontece em certas cruzadas ou movimentos evangelísticos. Há pregadores que se perdem no púlpito. Começam a falar do amor de Deus, e passam a divagar sobre o Apocalipse, vão até Gênesis, aos profetas e, ao final, não sabem como sair do emaranhado de palavras. É preciso ter objetividade.
2. TRANSMISSÃO. O pregador deve procurar transmitir a mensagem de Deus às pessoas. Paulo disse: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei..." O mensageiro deve receber a mensagem de Deus e transmiti-la aos homens. Não deve ficar inventando mensagens, terias, filosofias para mostrar conhecimentos. 3. CONVICÇÃO. O pregador deve transmitir aquilo de que tem convicção, para que a mensagem seja aceita. Tem que viver aquilo que prega. IV - A BASE DA PREGAÇÃO (ou do sermão) 1. A PALAVRA DE DEUS A base da pregação deve ser a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Podemos dizer, em outras palavras que a base da pregação deve ser o TEXTO BÍBLICO. Ilustrações podem ser aproveitadas, desde que se relacionem com o tema da mensagem, mas não podem tomar o lugar da Palavra de Deus. Ouvimos um pregador que, não tendo êxito em "abalar" os ouvintes, apelou para uma história fantasiosa e tomou 80% do tempo destinado à mensagem.
2. QUE TEXTO ESCOLHER? O Ev. Antonio Pacheco sugere (em resumo) 8 (oito) características para um bom tema a ser escolhido ) 1) De preferência textos que expressem um pensamento completo; 2) Textos claros. Devem-se evitar textos obscuros como Jd 6; Mt 27.52; 1 Pe 3.19-20
(exigem estudo mais profundo). 3) Textos objetivos: que atendam às necessidades espirituais das pessoas
(Com oração e unção).
4) Textos sobre os quais não haja dificuldade para a interpretação (hermenêutica). 5) Textos dentro dos limites de capacidade do pregador. 6) Textos que expressem o tema da pregação para não fugir ao objetivo. 7) Texto que desperte interesse (Com oração, o Espírito mostra o que deve ser pregado). 8) Textos cuja seqüência seja de fácil acompanhamento pelo pregador e pelo auditório. V - A ESTRUTURA DA PREGAÇÃO ( Do sermão) Toda pregação com esboço ou não, deve ser dividida, basicamente, em duas partes:
1-INTRODUÇÃO. É a parte inicial da mensagem, pela qual o pregador entra em contato com o auditório. Visa despertar o interesse pela pregação; "prepara a mente dos ouvintes , para que possam compreender o assunto do sermão e as idéias a serem desenvolvidas..."
Uma boa introdução deve ser BREVE, SIMPLES, INTERESSANTE E APROPRIADA.
Conhecemos um grande pregador que gasta 30 ou 40 minutos na introdução.
Isso cansa, principalmente os descrentes. A introdução não deve ir além de 10 ou 15% do tempo da mensagem. (Normalmente, o pregador sabe de quanto tempo dispõe, exceto em casos especiais). 2. CORPO (ou desenvolvimento) DA MENSAGEM (Do sermão). É a parte mais importante da mensagem. Ela deve conter a seqüência das idéias
a serem apresentadas. No corpo do sermão ou da mensagem, podemos ter: 1) Ordem ou divisões (1º , 2º, 3º , etc.); 2) Transição de um pensamento para outro. As divisões devem ser de acordo
com os objetivos da mensagem; devem-se evitar " excesso de floreios", "rodeios",
ou "conversa fiada". O povo percebe. 3.CONCLUSÃO. É o auge da pregação. O seu clímax. Nela, o pregador faz a aplicação do que pregou no corpo do sermão. Nesse momento, o pregador e o auditório, pelo poder do Espirito Santo, devem chegar à conclusão de que a mensagem atingiu seu objetivo. Sem uma boa conclusão, o que foi dito pode perder o brilho. Uma conclusão pode ser feita através de:
1) Recapitulação. O pregador deve rever o que pregou, em resumo ou tópicos,
evidenciando pensamentos-chave , pontos fortes da mensagem . 70).
2) Narração. O pregador pode valer-se de um fato, uma rápida ilustração para
comover o auditório, levando o descrente a uma decisão, na unção do Espírito Santo. 3) Persuasão . É a parte mais difícil da conclusão. Depende muito mais do Espírito Santo do que do pregador. Por isso, toda mensagem deve ter a unção do Espírito Santo. Para tanto, o pregador precisa orar muito, e até jejuar, diante de Deus, para que a mensagem atinja seu alvo.
4) Convite. Toda pregação deve terminar com um convite ou apelo, seja para pecadores, seja para a igreja. Um convite na unção do Espírito tem maravilhoso efeito no coração das pessoas. A conclusão deve ser breve e simples, e com palavras adequadas. Um certo jovem pregou numa igreja. Ao fazer o apelo, não vendo ninguém atender, passou a contar que alguém ganhou um grande prêmio porque deu uma grande oferta para a Obra. Desviou totalmente o alvo da mensagem. VI - TIPOS DE SERMÕES
1-SERMÃO TEMÁTICO (Ou Tópico).
É aquele "cujas divisões principais derivam do tema, independentemente do. Exemplo: Tema: "Causas para a Oração não Respondida": 1) Pedir mal. (Tg 4.3); 2) Pecado não confessado (S1 66.18); 3) Duvidar da palavra de Deus (Tg 1.6-7); 4) Vãs repetições (Mt 6.7); 5) Desobediência à Palavra (Pv 18.9); 6)Mal relacionamento conjugal (1 Pe 3.7);
2. SERMÃO TEXTUAL É aquele em que as divisões principais do derivadas de um TEXTO constituído de UMA BREVE PORÇÃO DA BÍBLIA.
Exemplo: Titulo: "O Único Caminho Para Deus" (Jo 14.6). 1) Através de Jesus, o único caminho. 2) Através de Jesus, a verdade. 3)Através de Jesus, a vida.
3. SERMÃO EXPOSITIVO É aquele em que as divisões baseiam-se numa porção mais extensa (texto) da Bíblia,
não abrangendo "um só versículo, mas uma passagem, um capítulo, vários capítulos,
ou mesmo um livro inteiro". Nele , é mostrada (exposta) uma verdade contida num
texto bíblico. Exige tempo, estudo e conhecimento bíblico.
Exemplo: Titulo: "O Cordeiro de Deus" (Ex 12. 1-13) 1) Foi um cordeiro divinamente determinado (vv. 12.1-3) 2) Foi um cordeiro perfeito (12.5); 3) Foi um cordeiro morto (12.6); 4) Foi um cordeiro redentor (12.7; 12-13); 5) Foi um cordeiro sustentador (12.8-11). VII- QUALIDADES DO BOM PREGADOR 1. Personalidade É o que caracteriza uma pessoa e a torna diferente de outra. "É tudo quanto o
indivíduo é". Na pregação, o pregador demonstra que tem personalidade, quando
se expressa, falando ou gesticulando, de acordo com aquilo que ele é e não imitando
outras pessoas. De vez em quando, percebe-se pregadores , imitando evangelistas
famosos, dando gritos, pulando e correndo no púlpito, torcendo o pescoço, ajeitando
a gravata, falando rouco ou estridente. Isso é falta de personalidade. É querer ser ator, imitador e não um instrumento nas mãos do Espírito Santo. 2. Espiritualidade. Nessa característica, podemos observar os seguintes aspectos: 1) Piedade. É o sentimento de devoção e amor pelos outros e pelas coisas de Deus. O pregador deve sentir pelo Espírito as necessidades do auditório, principalmente dos pecadores.
(1 Tm 4.8; Hb 12.28).
2) Devoção
É o sentimento religioso, de dedicação às práticas ensinadas na Palavra de Deus.
Na devoção, o pregador busca inspirar-se na ORAÇÃO, na LEITURA DA BÍBLIA, e no
LOUVAR A DEUS. Temos visto verdadeiros profissionais da pregação, técnicos, que
sabem pregar, mas não sabem orar; sabem gritar, mas não sabem amar as almas.
Pregam por interesse, por torpe ganância. Que os jovens pregadores (e os antigos)
não entrem por esse caminho. Conta-se que Moody, o grande evangelista, orava uma
hora para pregar cinco minutos. Enquanto isso temos pregadores que oram cinco
minutos para pregarem uma hora!
3) Sinceridade Reflete a verdade contida na própria alma. O pregador deve pregar aquilo que vive e
viver aquilo que prega (Tg 2.12). Um jovem, dirigente de Mocidade, pregava bem. O
povo se alegrava. Mas, um dia, uma jovem descrente procurou a direção da igreja para dizer que estava grávida dele e, o pior, o jovem não assumiu a paternidade. Por fim, confessou o pecado, foi excluído, e contribuiu para uma alma descrer do evangelho. 4) Humildade "Nenhum pregador pode subir ao púlpito sem antes ter descido, pela oração, os degraus da humildade. Na oração, o egoísmo se quebranta. O medo se desfaz, e a certeza da vitória aparece clara como a luz do sol ao meio-dia". (Ler Pv 15.33). Um jovem vivia criticando quem ia pregar, dizendo que, se fosse ele, pregaria muito melhor. Um dia, o pastor deu oportunidade ao moço para pregar. Ele subiu ao púlpito, orgulhoso, sorridente. Tentou achar um texto na Bíblia, de um lado para outro, e nada. Suou, pediu desculpa, e desceu cabisbaixo. Sentou noutro lugar, junto a um irmão experiente, que, percebendo sua tristeza, disse: "Moço, se você tivesse subido como desceu (humilde), teria descido como subiu (alegre)". E uma grande lição para todo pregador. 5) Poder O pregador (jovem ou não) precisa do Poder de Deus. S. Paulo disse que não pregava sabedoria humana, mas com poder (1 Co 1.4-5). É preciso ter unção e graça para pregar. Do contrário, ocupa-se o púlpito e o tempo para dizer coisas inoportunas. E melhor um sermão fora da Homilética, mas na unção de Deus, do que dentro da técnica, e sem poder. Isso só se consegue com oração, jejum, leitura bíblica, e vida consagrada. Não se obtém num curso de Homilética.
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